A Comic Con não é só banda desenhada e séries de televisão, envolve tudo do mundo da cultura pop e geek, portanto é clara a presença do Gaming num evento deste nível. Podemos ver na Comic Con várias coisas, com jogos disponíveis para experimentar, como o recente Final Fantasy XV, Forza Horizon 3, DeadRising 4, Hearthstone, e o sucesso de 2016, Overwatch com um canto próprio.

overwatch comic con 2016

Cantinho Indie

Além destes jogos maiores, o evento contou com um espaço para os jogos indie com muita coisa interessante e nacional! Um dos focos da atenção era Strikers Edge. É um jogo que faz lembrar o jogo do mata das aulas de Educação Física, mas para jogar na consola, na PS4 neste caso.

Outros indies que nos chamaram a atenção foram o Super Nanny Sleepytime, do grupo Space Pajamas, e Horde Too Many, um jogo que rapidamente me lembrou Soldat.

 

Super Nanny Sleepytime

Em Super Nanny Sleepytime somos uma babysitter que tem como missão por todas as criancinhas na cama, enquanto mantém o seu nível de stress baixo…relativamente baixo.

space pajamas Super Nanny Sleepytime

Numa fase inicial o jogo esteve pensado para ser lançado para PC, tendo inclusive sido lançado para tal. Contudo os responsáveis pela criação deste optaram por uma mudança do foco, preparando o jogo para ser lançado para dispositivos móveis.

Este deverá estar disponivel no inicio de 2017, tanto para iOS como para Android, por um preço que será reduzido. Os criadores explicam a razão do valor para comprar o jogo, pois ninguém gosta de publicidade nos jogos, nem eles próprios como jogadores e criadores. Esta é a forma de suportar os custos do projecto e oferecer um jogo limpo do ‘lixo’ publicitário, garantindo também que este não se torna ‘pay to win’ nem com microtransações, para desabilitar a publicidade.

O jogo propriamente dito, é bastante divertido, simples quanto aos comandos e desafiante de nível para nível! Contando em cada nível com algumas novidades, não só a velocidade e tamanho das hordas de crianças, mas também crianças mais reguilas e com extras que nos porão os cabelos em pé… acabando nós próprios por ir dormir quando a barra de stress chega ao limite!

 

A Horde Too Many

A Horde Too Many, mal comecei a jogar, lembrou-me instantaneamente outro jogo já com muitos anos, Soldat! Pesquisem, um joguinho de sitckmans armados em rambo 2D de lado a lado (A e D) de 2002.

Este Horde Too Many segue o mesmo estilo, teclas para nos mover-mos são A e D, para a esquerda e direita, e depois com o rato para disparar. Simples, é só matar hordas e hordas de zombies…

a horde too many

Horde Too Many chega-nos numa versão para PC, que deverá ser lançado até meados de 2017, sendo que no inicio do novo ano terá uma acção no Kickstarter para se financiar!

Este conta com diferentes modos, campanha/história e survivor, onde apenas interessa isso mesmo: sobreviver às hordas sem fim de zombies! Foi este que jogámos. Neste modo contamos com uma equipa que escolhemos no inicio de 4 elementos, pelos quais podemos alternar durante o jogo! Cada elemento tem uma arma diferente, desde lança granadas, caçadeira, mini-gun ou flecha mesmo, o que torna o jogo bastante divertido podendo alternar pelas diferentes classes.

É um jogo desenvolvido em Unity e que se encontra em early access. Esperemos que corra bem o crowd funding e a versão final esteja bem conseguida!

 

Torneios eSport

O evento contou também com torneios de Counter Strike e League of Legends pelos quatro dias, com participação de várias equipas nacionais na luta pelo primeiro lugar! No caso do torneio do MOBA League of Legends, a equipa vitoriosa foi K1CK que levou para casa o prémio de 2.000€, batendo na final a equipa Alientech. Para trás ficaram os For The Win e Doxa Gaming.

O torneio de CS também viu na final as mesmas equipas K1CK e Alientech, sendo que a vitória também sorriu à K1CK. Depois enfrentaram os anteriores membros, K1CK Old-School, desafio que foi ganho pela equipa veterana.

torneios comic con portugal

Com menos destaque, o indie Strikers Edge para Playstation 4 também contou com a realização de um torneio da parte dos responsáveis deste, que permitiu demonstrar o potencial do jogo a quem fosse passando pelo seu cantinho.

Hearthstone também contou com um torneio, que teve transmissão pela página de facebook da RTP Arena, com xParkz a ficar em terceiro lugar, WaxF em segundo e Ignite a levar o prémio maior para casa!

 

Nostalgia, Board & Card Games

Sendo um evento em torno do mundo geek, nunca pode faltar nostalgia para aquecer os corações com as memórias dos primeiros momentos de comando na mão em frente ao televisor, ou dos serões em casa com os amigos em volta dos tabuleiros de jogo!

Nostalgia e BoardGames

A bancada de consolas e jogos antigos tinha de estar presente, bem como os cantinhos dedicados a jogos de tabuleiro e de cartas!

Podem ver todas as nossas fotos do evento aqui!