O sistema de progressão em Final Fantasy XV é um pouco diferente do que estarão habituados se já jogaram outros títulos da franquia. Além de ser necessário ganhar experiência tal como um RPG tradicional, ainda precisam de adquirir habilidades, cujos pontos são obtidos, entre muitas outras formas, por subir de nível.

Portanto, para poderem estar sempre um passo à frente dos inimigos, abordar as quests com uma boa margem de níveis pode dar bastante jeito. Isto é ainda mais importante em Final Fantasy, bastante conhecido por ter alguns bosses opcionais verdadeiramente demoníacos.

As missões oferecem bastante EXP

Como seria de esperar, a melhor maneira de obter experiência é completando missões. As missões principais oferecem bastante, mas são limitadas e dificilmente conseguem acompanhar a forma como os níveis escalam nestas missões.

Assim, as missões secundárias são as vossas melhores amigas. Estas aparecem em grande número e oferecem bons valores de EXP. Podem obtê-las principalmente em Outposts, falando com os vários NPC existentes, que vos propõem várias quest lines cujo nível vai aumentando.

ffxv recipes

Ainda podem aceitar diversas quests sob a forma de pedidos dos vossos companheiros que, por exemplo, vos perguntam se podem ir a um certo sítio, ou obter um certo ingrediente. A maioria das quests, envolvem que lutem contra vários inimigos, aumentando ainda mais a quantidade de EXP que obtêm.

Ainda têm as missões de caça, que envolvem que procurem e abatam uma certa quantidade de inimigos numa zona. Estas missões, além de vos oferecerem bastante experiência, coloca-vos muitas vezes contra inimigos mais raros, que se derrotarem, deixam cair itens úteis para melhorar as armas.

Sabe onde dormir e o que comer

Uma das diferenças de Final Fantasy XV face ao tradicional RPG, é que a experiência que recebem não é utilizada automaticamente. Em vez disso, durante as vossas aventuras vão acumular estes pontos, que serão distribuídos pelos personagens quando param para descansar.

Isto pode ser feito de duas formas: acampando ou alugando um quarto. Se decidirem acampar num dos muitos pontos chamados Haven, distribuídos pelo mundo de jogo, vão receber toda a experiência que acumularam.

Podem ainda cozinhar vários pratos que, entre os vários bónus que oferecem, aumentam a quantidade de experiência ganha.

Melhor ainda que acampar, é dormir numa boa cama. Não só a experiência acumulada é multiplicada por um valor maior que 1, como ainda, esse valor é maior, quanto melhor for a cama onde dormem.

Assim, se dormirem numa caravana, recebem um pequeno bónus de 1.3 vezes a EXP que têm acumulada. Mas se dormirem, por exemplo, numa suite de um hotel, recebem 3 vezes a EXP. No entanto isto tem um senão. Enquanto que ao acamparem, não precisam de pagar nada, se alugarem um quarto vão ter de pagar. Este valor é maior, quanto maior for o multiplicador. Enquanto que dormindo na caravana pagam 300 gil, dormir numa suite custa 30.000 por noite, pelo que só vale a pena se tiverem mesmo muita EXP acumulada.

Quanto às refeições, além de poderem consumi-las no acampamento, podem comer em vários restaurantes espalhados pelo mapa. Estas comidas, permitem obter bónus temporário da experiência que ganham. Abaixo, podem ver algumas das comidas que dão estas bonificações:

  • Stacked Ham Sandwich: +50% EXP e +200 HP. Cozinhado pelo Ignis usando Garula Sirloin, Fire Gighee Ham & Aegir Root.
  • Mother and Child Rice Bowl: +30% EXP, +50% Drop Rate e +1000 HP. Cozinhado pelo Ignis usando Chickatrice Egg, Birdbeast Egg e Saxham Rice.
  • Royal Banquet Canape: +50% EXP e +75 para Strength/Magic. Cozinhado pelo Ignis usando Arapaima Roe, Kettier Ginger e Allural Shallot.
  • Lasagne al Forno: +100 EXP, +4000 HP. Cozinhado pelo Ignis com o nível de cozinha a 9 e usando Jabberwock Sirloin, Cleigne Darkshell e Fine Cleigne Wheat.
  • Galdin Gratin: +10% EXP, +50% para Strength/Magic, e +500 HP. Cozinhado no Mother of Pearl Restaurant em Galdin Quay.
  • Fat Chocobo Triple Decker: +50% EXP e +400 HP. Cozinhado no Wiz Chocobo depois de completarem a quest ‘A Feathery Feast’.
  • Fine Caviar Canape: +50% EXP e +75 para Strength/Magic. Cozinhado em Maagho, Altissa.
  • Maagho Lasagna: +100 EXP e +4000 HP. Cozinhado em Maagho, Altissa.