A aplicação de mensagens do Facebook copiou a funcionalidade mais conhecida do Snapchat, os seus filtros e máscaras. Agora, na câmara do Messenger do Facebook podem acrescentar à imagem autocolantes/stickers, filtros, máscaras, emojis entre outros efeitos. Esta atualização estará disponivel para dispositivos iOS e Android!

Já no passado mês de Agosto o Facebook tinha copiado o Snapchat de forma clara ao lançar o modo Stories para o Instagram. Agora volta a faze-lo com esta atualização para o Facebook Messenger. Mas atenção, que o Snapchat não foi a única aplicação a ser copiada. Ao que parece, o Facebook integrou alguns outros filtros muito semelhantes aos usados pela aplicação de fotos Prisma, conhecida pelos seus efeitos bem porreiros.

Mas, será que as pessoas se importam que o Facebook copie a competição? Na verdade, nós próprios enquanto criadores de conteúdo, não gostamos que copiem as nossas ideias. Contudo, na perspetiva de utilizadores, não nos agrada a ideia de ter de usar diferentes aplicações para ter acesso a diferentes funcionalidades, dentro do mesmo propósito. Neste caso, comunicar nas redes sociais. E o Facebook sabe isso, por isso tem vindo concentrar uma série de funcionalidades chave nas suas aplicações. De certa forma, é esse o futuro, ter uma aplicação que faça tudo, ou quase tudo, o que precisamos ou usamos.

Lembram-se de quando se falava de que o Facebook haveria de acabar dando lugar a outra plataforma igual, como sucedeu com outras antes deles? Talvez este tipo de estratégia, de copiar o que a concorrência faz de melhor, seja a fórmula que permite ao Facebook continuara melhorar as suas plataformas, e assim continuar a ser a favorita durante muito e muito tempo.

Bem jogado Mark! 😑