Quando estamos nos nossos momentos de ociosidade a arrastar o nosso feed de noticias no Facebook depara-mo-nos cada vez mais com vídeos, e estes podem ser chatos quando começam a tocar automaticamente sem pedir-mos.

Chatos porque queremos ser discretos e não fazer barulho. Chatos porque estamos com os headphones a ouvir música ou só a cobrir o ruído exterior e estes nos enchem de barulho por vezes com um volume muito alto. Chatos porque nos consomem dados ou simplesmente porque tornam o nosso smartphone lento.

Há forma de os desativar, e é simples, seja em que dispositivo for, pelas definições da nossa conta.

Em Android

Se usam a aplicação do Facebook podem desbloquear tanto no browser que usem, como o Chrome por exemplo, ou na aplicação mesmo.

Pela aplicação de Facebook são precisos dois passos. Dentro da aplicação, nas opções, acedemos às Definições da app onde temos uma opção que diz Reprodução automática. Nesta podemos seleccionar em que momento queremos ver os vídeos ou se nunca queremos a reprodução automática.

android desativar o autoplay facebook appJá pelo browser, neste caso Google Chrome, ao acedermos às definições do Facebook, temos de arrastar a imagem até ao fim quase, em Ajuda e Definições onde escolhemos Definições de conta. Dentro desta opção encontramos, no fim, as configurações de Vídeos, na qual podemos então seleccionar para nunca reproduzir video automaticamente.
android browser desativar o autoplay facebook

Em iOS

Em dispositivos com iOS é bastante semelhante, ainda que sejam precisos mais uns passinhos na aplicação.

ios desativar o autoplay facebook app

Assim, num dispositivo iPhone ou iPad, para desativar o autoplay na aplicação de Facebook devemos:

  1. Na aplicação, aceder às Definições de conta;
  2. Procurar pelas opções de Vídeos e fotos;
  3. Seleccionar Reprodução automática…;
  4. Escolher a opção pretendida, neste caso, Nunca reproduzir vídeos automaticamente.

Quanto ao browser, em iOS, não encontramos nenhuma opção para desativar o autoplay, uma vez que ele por definição nunca carrega automaticamente os vídeos.

Não hesitem em perguntar nos comentários se tiverem alguma dúvida!

Este tutorial foi-te útil?
Votação do Leitor 0 Votos