Neste tutorial mostramos como reanimar o vosso telemóvel Xiaomi. Caso tenha entrado num semibrick, tenha o ecrã negro ou o LED é o único que funciona, neste artigo mostramos tudo o que devem fazer para que volte a funcionar.

Antes de mais nada devem distinguir se o vosso problema é um SemiBrick ou um curto-circuito na bateria:

  • Semibrick: quando conectam o telemóvel ao PC, e o LED brilha continuamente;
  • Curto-circuito: quando conectam o telemóvel ao PC e o LED pisca algumas vezes, e depois apaga-se.

Por desgraça, uma das piores coisas dos telemóveis Xiaomi é que não reagem muito bem quando a sua bateria termina completamente. Aconteceu-nos algumas vezes de ter a bateria totalmente descarregada, e o telemóvel não reagir. É algo normal e que pode acontecer com qualquer telemóvel, mas não sabemos porque existem mais casos nos Xiaomi.

No caso de ser por Curto-circuito, a solução está em experimentar com outros cabos USB e carregadores. Deixem o telemóvel a carregar todo o tempo possível, e desconetem-no cada 20 minutos. Repitam este processo até que comece a carregar com normalidade. Desta forma, o telemóvel irá carregando, mesmo que aparente o contrário. Quando chegar ao 1% de bateria, “reanima” e permite ser carregado novamente.

O Semibrick não é normal que aconteça, a não ser que tenhas realizado algum procedimento, como Root. Isto é normal acontecer quando tentam instalar um Recovery ou uma ROM. Quando isto acontecer, o telemóvel ficará no modo EDL, modo de emergência, e será apenas detectado com a ferramenta de Mi Flashtool.

Lamentamos não poder fazer um vídeo para este procedimento, mas é realmente fácil.

 

Como reparar o meu Xiaomi depois de um SemiBrick?

Antes de começar o tutorial, é preciso que tenham em consideração o seguinte:

 

Agora que já transferiram tudo o que precisavam, realizem o seguinte procedimento:

  • Instalem os drivers;
  • Instalem o Mi Flashtool na raiz do disco duro “C:”. Nunca devem deixar nenhum espaço na ruta, por exemplo:
“C:\Ficheiros do programa\Xiaomi\” -> Este pode dar erro
“C:\Xiaomi\” -> Este é o recomendado
  • Dentro da pasta, podem descomprimir a ROM transferida anteriormente;
  • Executem Mi Flashtool como administrador e seleccionem na parte superior a localização da ROM. Nota: Não seleccionem a pasta “Images”. Se o fizerem, dará erro;
  • Em baixo toquem sempre em “Flash All”;

fastboot

  • Toquem em refresh. Se aparecer alguma linha, é porque reconheceu o telemóvel, pelo que podem tocar em FLASH. No caso de que não tenha aparecido nada, reiniciem o computador ou utilizem outra versão da app de Mi Flashtool.
  • O procedimento pode demorar um pouco. Quando acabar, o telemóvel deveria ligar com normalidade. 

Depois do susto, qualquer um pode ficar desanimado e não tocar nunca mais no que não deve. Contudo, na NewEsc motivamos sempre a arriscar. É a melhor forma de aprender e no pior dos casos podem contar sempre com a nossa ajuda para resolver os problemas que surgirem.