Neste tutorial mostramos como instalar o Recovery e mudar a ROM no vosso telemóvel Xiaomi rapidamente e de uma forma muito simples.

A Xiaomi é uma das companhias mais recomendadas nos fóruns de tecnologia. Os seus preços e a qualidade dos produtos fazem dela uma das melhores do momento. Os seus firmwares são muito completos e permitem imensas modificações. Contudo, pode ser que gostem de alterar o firmware, e se assim for, ainda bem, porque neste tutorial mostramos como instalar o TWRP, um recovery, e mudar a ROM do vosso Xiaomi.

Este procedimento funciona para quase todos os modelos da Xiaomi. Se tiverem alguma dúvida, podem deixá-la nos comentários.

Antes de começar

Em primeiro lugar é preciso desbloquear o Bootloader do vosso terminal. Se não o fizeram ainda, vejam este tutorial para saber como o fazer.

O procedimento foi realizado com o Xiaomi Redmi Note 3 Pro. Tudo correu bem, pelo que não tenham medo de o repetir com o vosso dispositivo Xiaomi.

Agora, antes de começar com o tutorial propriamente dito, é preciso que tenham em conta o seguinte:

  • Realizem um backup do vosso telemóvel – Desta forma não perderão nenhum dado, uma vez que ao fazer Wipe Data, todos os dados do telemóvel serão eliminados;
  • Ativem a Depuração USB  – Toquem nas “Definições”, “Acerca do Telemóvel” e em cima da versão de MIUI, toquem várias vezes (+-10) até que apareça uma mensagem. Depois, retrocedam ao menu principal das “Definições” e encontrem as “Opções de programador”. Dentro, poderão ativar a Depuração USB;
  • Transfiram a Mi Flashtool e uma ROM fastboot – há duas versões: uma normal e outra BETA. Algumas pessoas indicam que apenas a versão BETA funciona nos seus dispositivos:
  • Realizem o procedimento com um Windows de 64 bits;
  • Transfiram os dois tipos de Drivers:
  • Transfiram a Ferramenta ADB;
  • Transfiram o ficheiro TWRP – podem encontrá-lo no site oficial TWRP (recomendado) ou no site de xiaomi.eu;
  • Ter a ROM que queiram Instalar em formato zip.

 

Quando tiverem tudo preparado, vejam o seguinte video (em espanhol). Se quiserem, podem ler o procedimento em baixo, que é o mesmo que está no vídeo.

Instalar o Recovery TWRP nos dispositivos Xiaomi

Para poder instalar o Recovery modificado TWRP devem seguir os seguintes passos:

  • Instalem os 2 packs de drivers. Após a instalação, reiniciem o computador e desativem o antivírus para que não haja conflictos com o procedimento;
  • Copiem o zip da ROM final que transferiram anteriormente, e colem na raiz da memória do telemóvel;
  • Descomprimam a Ferramenta ADB no escritório do vosso PC e dentro da pasta guardem o ficheiro necessário da Recovery (é o único ficheiro com formato .img);

Atenção: lembrem-se do nome do ficheiro .img para o seguinte ponto.

carpeta

  • Abram a janela de comandos ou o ficheiro “adb_cmd.exe” e escrevam as seguintes linhas de código. Se quiserem, também podem copiar e colar, mas tenham em consideração o ficheiro .img, que deve ter o mesmo nome que o vosso.

Esta linha é para detetar o telemóvel:

fastboot devices

Deveria aparecer uma só linha com números e letras e depois Fastboot.

 

A seguinte linha é a que instalará o Recovery:

fastboot flash recovery twrp.img

Agora devem aparecer umas linhas que dizem: OKEY.

Apenas com a linha anterior não podemos aceder ao Recovery, assim que a seguinte linha modifica o boot do telemóvel para que arranque no modo Recovery:

fastboot flash boot twrp.img

Voltará a aparecer umas linhas com “OKEY”. No caso de que isto aconteça, apenas devem sair do modo fastboot escrevendo a seguinte linha:

fastboot reboot

cmd

O telemóvel agora ligará no modo Recovery automaticamente.

Esta foi a parte “mais complicada”. Mas tranquilos, que se errarem em algum dos passos anteriores, e o ecrã ficar negro com o LED a piscar, em NewEsc temos a solução. Apenas devem ver este tutorial.

Como instalar uma ROM num Xiaomi

O telemóvel vem cifrado e encriptado de fábrica, mas para o poder atualizar no futuro é preciso tirar essa proteção. Para isso devem fazer dois Wipe Cache, WiPe Dalvik e Wipe Data, cada um em separado.

Depois disto, instalem o zip que tinham preparado e guardado dentro do telemóvel. Depois da instalação, voltem a fazer dois Wipe Cache, Wipe Dalvik e Wipe Data.

Nota: Se aparecer uma mensagem perguntando se querem o Root sempre, dizem que não. Neste tutorial mostramos como podem fazer root ao vosso dispositivo.

Quando reiniciem o telemóvel, este pode demorar a ligar. Quando ligar completamente, já terão a ROM do zip instalada e pronta para utilizar.


Se tiverem alguma questão relacionada com o artigo, podem fazê-la nos comentários.