A placa gráfica de baixa gama da AMD lançada no final do verão de 2016, a AMD RX 460, sofreu um aumento de performance na ordem dos 12%!

Não é de todo a melhor placa gráfica do mercado, mas é possivelmente uma das placas com melhor relação preço/performance, tal como a GTX 1050 da Nvidia.

Esta conta originalmente com 896 Stream Processors para um TDP normal de 75w e disponível a 2 e 4GB GDDR5 de RAM, contudo é possível melhorá-la, subindo para 1024 stream processors, através do desbloqueio do limite da RX460, o que resulta em melhor performance!

Tudo graças ao trabalho de der8auer no site overclocking.guide, que publicou o guia e resultados num artigo nesse mesmo site. Aqui procuramos fazer-vos passar esta informação.rx460 1024 stream processors

Notem que para tal é necessário atualizar o firmware da BIOS da vossa placa gráfica, processo em que caso algo corra mal, pode danificar e inutilizar a mesma, sendo que dificilmente possam fazer uso da garantia para a arranjar. Por isso, será completamente da vossa responsabilidade se algo correr mal!

Para quem se sentir confiante, de momento existem BIOS para duas placas gráficas, e que precisam fazer download:

Primeiro deverão fazer backup do firmware atual da vossa placa gráfica, podem utilizar o software GPUZ disponível em TechPowerUp GPU-Z.

Depois de terem feito o backup, e de fazerem o download da nova BIOS, deverão correr o ficheiro “flash unlocked bios.bat“. Este irá instalar a nova BIOS, em coisa de 15 segundos, como na imagem seguinte.

rx460 1024 stream processors

Depois disto, se tudo correu bem, deverão reiniciar o sistema, e verificar por vocês as melhorias, que variarão de jogo para jogo, conforme a optimização do mesmo.

Poderão ter de reinstalar o vosso controlador de video, visto que a versão Crimson 16.11.5 não parece ser completamente compatível com a placa gráfica desbloqueada. Podem acompanhar este tópico neste tema.