Segundo a agência/site analista SuperData, voltada para a industria de video jogos, o mercado gaming teve um valor em 2016 de $91 mil milhões de dólares! Deste valor, cerca de um terço é referente à industria da jogos nos computadores, com $34 mil milhões!

Jogos grátis faturam e faturam e faturam…

Analisando estes $34 mil milhões, os principais títulos pagos não são os que mais receitas geram. Estes preenchem o bolo com $5,4 mil milhões, dos quais o maior responsável é o Overwatch, que registou a maior receita destes com $586 milhões. o CS:GO e o Minecraft são outros dos jogos a contribuir para este valor.

De resto, os principais responsáveis por estes $34 mil milhões foram os jogos grátis, free-to-play, com League of Legends da RIOT a liderar com $1,7 mil milhões, algo verdadeiramente impressionaste para um jogo considerado grátis.

O MOBA de sucesso foi seguido na lista dos jogos grátis por Dungeon Fighter Challenge, Crossfire, World of Tanks e Dota 2, que juntou em receitas uns meros $260 milhões.

É notório o domínio do LoL, e até do Dota 2 no seu género de jogos. Ambos com muitos anos de existência, mantém-se no topo de receitas, longe de outros MOBA mais recentes como Heroes of the Storm e Smite.

E Pokémons também dão ovos de ouro…

Falando de outros jogos, os jogos de dispositivos móveis lideraram o mercado com uma fatia de $41 mil milhões, com Pokemon GO e Clash Royale a encabeçar a lista.

Sobra dinheiro para 2017?

Claro, olhem para as vossas carteiras, alguns de nós ainda têm dinheiro. A previsão para 2017 é que o mercado e estes valores ainda cresçam mais no próximo ano, principalmente com os jogos gratuitos. Mas também com a realidade virtual a ganhar fulgor!